Nos dias 04, 05 e 06 de Setembro de 2019 ocorreu a primeira edição do Congresso de Direito Administrativo do Rio de Janeiro. Realizado no Centro Cultural da Justiça Federal, buscou debater do ponto de vista teórico e prático as principais questões que envolvem a matéria em âmbito nacional e do Estado do Rio de Janeiro.
O congresso é formado por conferências com debates teóricos realizados por palestrantes nacionais, mesas temáticas voltadas para o mercado e profissionais das áreas, além de oficinas e concursos de artigos destinadas aos acadêmicos. A programação contou com palestrantes das principais instituições acadêmicas nacionais, além membros de órgãos públicos, como a OAB e Ministério Público, e da iniciativa privada.
Os resumos dos trabalhos apresentados foram publicados nos anais do Congresso. Confira aqui as principais informações.
O evento ocorreu no Centro Cultural da Justiça Federal, localizada na Avenida Rio Branco nº 241 do Centro do Rio de Janeiro. A construção do prédio foi quando a cidade era Capital Federal e acabou servindo de instalação do Supremo Tribunal Federal.
"A construção do prédio teve início em 1905, como parte integrante do projeto de reformulação urbanística da cidade, então Capital Federal, e estava destinado, inicialmente, a abrigar a Mitra Arquiepiscopal. Iniciadas as obras, o prédio foi adquirido pelo Governo Federal para a instalação do Supremo Tribunal Federal, que ainda não possuía sede definitiva, e foi inaugurado em 3 de abril de 1909. Projetado pelo arquiteto Adolpho Morales de Los Rios, o edifício é um dos mais importantes testemunhos da arquitetura eclética do país.
O STF ocupou o prédio até 1960, quando da transferência da Capital Federal para Brasília. Desde então,a edificação abrigou o Superior Tribunal Eleitoral, o Tribunal de Alçada e varas da Justiça Federal de 1ª Instancia. Após sete anos de obras de restauração, o prédio foi aberto ao público em 4 de abril de 2001, já como Centro Cultural." (https://www10.trf2.jus.br/ccjf/institucional/)
Os participantes além de desfrutar da programação do evento, também tiveram a oportunide conhecer o local histórico e se enriquecer com a arte e cultura do monumento.
27 palestrantes;
8 Estados da federação;
30 instituições públicas e privadas;
4 conferências;
7 painéis;
3 mesas redondas;
1 oficina, 1 curso, 1 GT e 1 Concurso.
.
Os certificados do I CIDARJ estão disponíveis clicando aqui ou mediante solicitação pelo e-mail idarj@idarj.com.br.
Os anais com os trabalhos apresentados no congresso foram publicados pelo IDARJ por meio da editora Institutas e podem ser adquiridos na amazon.com.
A coordenação científica geral do evento foi realizada pelo Diretoria Acadêmica na pessoa do Prof. Dr. Emerson Affonso da Costa Moura e as dúvidas sobre o evento devem ser encaminhadas por e-mail para idarj@idarj.com.br.